Autor do Trabalho:
Gabriela Maria de Aguiar Miranda
Português, Brasil
Curso:
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa:
2009
Resumo:
Trata-se de um trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação Gestão, Projetos
Culturais e Organização de Eventos, no qual estudamos o processo histórico da cultura no
Brasil e como se deu a construção de conceitos sobre o tema. Durante o curso, além de
discutimos as leis e incentivos culturais que vigoram atualmente, buscamos um conceito de
cultura popular. Não há palavra mais difícil de definir do que a palavra cultura, dificuldade
que resulta não da falta de definições, mas do excesso. Para algumas ciências, a cultura é
um meio para atingir um fim: a investigação do homem nas suas múltiplas realizações.
Em base no contexto do curso, este trabalho observa e analisa o jornalismo cultural
a fim de investigar seus aspectos estruturais e responder como a informação cultural é
tratada nas revistas segmentadas culturalmente. O objeto de estudo foi a revista Bravo!, que
aos logo dos anos percorreu o jornalismo cultural erudito, para um jornalismo de caráter
comercial, acompanhando uma tendência de mercado.
Palavras-chave:
Arquivo PDF: