Mestres da Cultura Popular: Ancestralidade, oralidade e resistência

Autor do Trabalho: 
Vanessa Rocha Souza
Português, Brasil
Curso: 
Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)
Ano da Defesa: 
2017
Resumo: 
O presente artigo analisa o mestre da cultura popular enquanto sujeito político e porta voz das minorias. Utilizou-se como método a pesquisa etnográfica, a partir dos instrumentos observação participante e entrevistas semiestruturadas. A trajetória de Mestre Ananias Ferreira, mestre de capoeira, sambador do Recôncavo Baiano e ogã de candomblé, foi associada ao conceito de intelectuais orgânicos proposto pelo filósofo italiano Antônio Gramsci, identificando o despertar de consciência da comunidade onde atuou, individual e coletiva, enquanto unidade de resistência, função social e contestação à cultura hegemônica. A transmissão do saber a partir da valorização da identidade negra e cultura popular, além de promover o sentido de pertencimento e aceitação, traz uma nova visão de mundo, apoiada à crítica e a cultura subalterna torna-se instrumento de luta das minorias.
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