Autor do Trabalho:
João Felipe Pereira Irente
Português, Brasil
Curso:
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa:
2022
Resumo:
Este trabalho discute a cena de música independente de Vancouver durante a década de 1980, sobretudo do gênero musical Industrial. A partir desse estudo, em conjunto com a obra de Jacques Attali e com o conceito de hegemonia explicado por Antonio Gramsci, há o objetivo de verificar se as ações culturais dessa cena podem ser enquadradas como ações contra-hegemônicas. Através do estudo de obras acadêmicas, entrevistas, publicações independentes e documentos históricos, é traçada a história da Música Industrial e de sua vertente canadense, também é caracterizada a sociedade e a ordem hegemônica de Vancouver, com foco especial em sua relação com a vida noturna e com eventos de música. Ao final, são verificadas claras intenções políticas na cena, que apesar de articulada, não foi bem sucedida frente à ascensão avassaladora do neoliberalismo e da globalização na cidade. Apesar de tudo, não se pode ignorar a influência da cena em gerações seguintes de artistas e produtores
culturais, como mostrada na última parte.
Palavras-chave:
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