Autor do Trabalho:
Pedro Henrique de B. G. Andrade
Português, Brasil
Curso:
Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)
Ano da Defesa:
2022
Resumo:
Este trabalho pretende entender as motivações para que militantes de distintos grupos políticos utilizem filtros político-partidários em suas fotos de perfil no Facebook. Para chegar aos resultados almejados, valemo-nos da utilização de formulários online, disponibilizados em grupos políticos em plataformas como o Telegram, Whatsapp e Facebook. A partir das respostas e da descrição fiel dos dados obtidos foram estabelecidas categorias performativas para usos e apropriações dos filtros. Como embasamento teórico principal, utilizamos os estudos da performance (SCHECHNER, 2002; TAYLOR, 2013; GOFFMAN, 2014), debates sobre as estéticas da comunicação (SÁ MARTINO, 2007; 2016; FELINTO, 2001) e também discussões sobre autoapresentação no digital. (POLIVANOV, 2012; 2014; 2019; boyd, 2020).
Palavras-chave:
Arquivo PDF: