Práticas pedagógicas na perspectiva da educação antirracista: como as ações pedagógicas contribuem para a superação do racismo estrutural na educação infantil?

Helen Regina Fernandes
Cultura, educação e relações étnico-raciais (ETNOCULT)
O presente artigo tem como objetivo tecer reflexões sobre as ações pedagógicas antirracistas na educação infantil, problematizando os impactos do racismo estrutural na primeira infância, buscando compreender: quais os desafios e as possibilidades de práticas antirracistas no desenvolvimento de crianças pequenas? Abordaremos essa questão a partir do pensamento de Bento (2012b), Cavalleiro (2012), Gomes; Araújo (2023) e Oliveira (2021). Propomos a análise das principais documentações que subsidiam as ações antirracistas na escola da infância e também de uma experiência pedagógica antirracista desenvolvida com crianças de 4 a 6 anos, em uma escola de educação infantil no munícipio de São Paulo. Os resultados da pesquisa apontam que as ações pedagógicas de profissionais comprometidas com a mudança social são ferramentas importantes no combate ao racismo na educação infantil.