Apropriação da Cultura Erudita na Comunidade Heliópolis

Autor: Lilian Nobrega Peres
Ano da Defesa
2010

Resumo

O estudo visa identificar os impactos da musicalização em comunidades econômica e socialmente menos favorecidas, averiguar as contribuições que o estudo da música proporciona as crianças e adolescentes, verificar como a música pode contribuir para melhoria da qualidade de vida, do desenvolvimento social, da inclusão social e da superação de barreiras e discriminações. Estas questões que orientarão o presente estudo: A música é um instrumento capaz de aumentar a capacidade crítica do individuo frente a realidade? Identificar se o espaço da comunidade é um produtor de arte? Há hibridismo entre a cultura erudita e a cultura da periferia?, A educação musical ajuda no desenvolvimento humano e na formação de cidadãos conscientes de seus compromissos sociais?, Quais as mudanças na comunidade deste projeto, acesso da comunidade à música erudita , ao não popular, não hegemônico. Como objeto empírico de pesquisa escolheu-se o trabalho de musicalização realizado na comunidade Heliópolis tendo como objeto de estudo a Sinfônica Heliópolis, que tem como objetivo proporcionar a prática orquestral e conhecimento do repertório sinfônico a seus jovens musicistas. Os alunos são de famílias de baixa renda e recebem bolsa auxílio.