Feira Preta - Por Uma Outra Economia: “Economia Criativa”
Autor: Adriana Barbosa
Ano da Defesa
2009
Resumo
Mediante a compreensão do fenômeno cultural, é possível situar e reconhecer a
diversidade existente no mundo, e sob a premissa da pluralidade deve caminhar o
entendimento do respeito a identidades cultural.
O artigo científico tem por objetivo principal demonstrar a importância do
reconhecimento das “diferenças culturais”, da afro-descendente para que o patrimônio
imaterial da humanidade seja preservado em nome das futuras gerações.
Este artigo analisa a Feira Preta, como estudo de caso na perspectiva da
historicidade do mercado e feiras neste universo de relações simbólicas. Sendo assim, as
questões refletidas se inserem no multiculturalismo, a importância da diversidade
cultural que diferencia e reconhece no Brasil a nação mais hibrida do mundo.
Relacionando-se, a cultura e o consumo, estudados tanto os aspectos que se manifestam
pela lógica de uma política cultural que assegure o multiculturalismo critico a despeito
da ”Economia Criativa” garantindo a sustentabilidade do universo negro.
Na dinâmica do consumo de produtos da diversidade cultural na pósmodernidade,
o objeto de análise, passa pela inserção da cultura negra como fonte da
produção de bens simbólicos e materiais na indústria da moda e do entretenimento,
dentre outras indústrias culturais.
Palavras-chave