O Fenômeno do Espelhamento no Instagram pela Análise do Perfil de Julia Petit
Autor: Isabela Cristófaro da Silva
Ano da Defesa
2022
Resumo
Este artigo investiga o fenômeno do espelhamento no Instagram a partir dos conceitos de Capitalismo Artista de Lipovetsky e Serroy (2015) e Capital Social de Pierre Bourdieu, atualizado por Raquel Recuero (2012) no contexto das redes sociais, pela análise do perfil de Julia Petit, entre março e dezembro de 2020. Após a aplicação da metodologia Focus Group com as seguidoras da influenciadora digital, observou-se que o Instagram tornou-se referência no consumo de produtos e informações, associados aos influenciadores digitais, que se dá pelo encontro de elementos ligados à identidade e aos valores de influência desenvolvidos na rede social.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp