O projeto expográfico contemporâneo: a democratização do acesso

Autor do Trabalho: 
Maira Key Takiy
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2019
Resumo: 
A expografia, entre o século XIX e a contemporaneidade, tem sofrido diversas alterações, não apenas na forma de expor arte, mas principalmente na necessidade de expor novas formas artísticas que, por sua vez, são desvinculadas de uma técnica de exposição purista, na qual a arte era apresentada como objeto culto, não como uma obra com a qual se vive, mas que se visita. Essa técnica de exposição, advinda do século XIX, até o chamado cubo branco, passa a ser incapaz de fazer justiça às numerosas tendências contemporâneas e, embora seja utilizada, tem sido substituída cada vez mais pela denominada caixa preta, onde o espaço passa a ser entendido de forma muito semelhante ao teatro, de maneira cenográfica. Esse tipo de expografia é composta por articulações simbólicas entre o trabalho exposto, o espaço arquitetônico construído, a disposição cenográfica dos objetos, a necessidade de interação público/obra e o desenho expográfico idealizado pela curadoria. Partindo dessa premissa, este trabalho analisa a expografia cenográfica contemporânea, mais especificamente, como as ferramentas adotadas nessa forma expográfica impactam diretamente na acessibilidade e identificação de um público diversificado que não tem o costume de frequentar o espaço expositivo tradicional.
Arquivo PDF: