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A Geografia e a Lei 10.639/03 – um caminho para a construção de novos currículos

VINÍCIUS ARCHANJO FERRAZ

Resumo

O sistema educacional brasileiro carrega ainda traços marcantes do eurocentrismo, o que tem reflexos na formação de professores e, consequentemente, no ensino básico formal. A promulgação da Lei 10.639/03, que determina a inclusão do ensino da história e cultura afrobrasileira, abriu novas perspectivas para o campo educacional. Nesse contexto, a disciplina de Geografia, como uma ciência humana, contempla possibilidades do desenvolvimento da educação para as relações étnico raciais em seu ensino aprendizagem. A necessidade de descolonizar os saberes na Geografia é iminente, assim o presente artigo visa fazer uma reflexão e um resgate acadêmico dos caminhos e possibilidades do ensino de Geografia frente à Lei 10.639/03, passando pela análise de importantes documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) além de uma revisão da literatura. Percebe-se assim a necessidade de racialização nos estudos de Geografia e também de tornar o antirracismo uma prática geográfica

Cultura, educação e relações étnico-raciais (ETNOCULT)

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