O Instagram como ferramenta de disseminação sobre a cultura alimentar dos povos indígenas: Um estudo de caso o Tukumã Pataxó

Autor do Trabalho: 
Paolla Yoshie Guedes Morita
Português, Brasil
Curso: 
Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)
Ano da Defesa: 
2023
Resumo: 
O seguinte projeto de conclusão de curso, da pós-graduação de “Mídia, Informação e Cultura” tem o objeto de pesquisa o perfil do influenciador digital, Tukumã Pataxó, um indígena que utiliza as redes sociais com um espaço de ativismo tratar de assuntos voltados a causa indígena e para romper estereótipos sociais pré-estabelecidos pela sociedade. O objetivo principal desta pesquisa é: compreender como os influenciadores digitais indígenas conseguem criar narrativas que sejam capazes de engajar o seu público alvo e criar um espaço de conscientização sobre a pauta indígena; e analisar o seu perfil no Instagram. Um estudo de caso do perfil do Instagram do Tukumã Pataxó, do quadro “Saberes e Sabores Indígenas”, que busca analisar a através da culinária, como o influenciador conscientiza pessoas não indígenas para as questões que envolvem os povos originários.