Autor do Trabalho:
Gabriela Ramos Ribeiro Martins
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Curso:
Cultura, educação e relações étnico-raciais (ETNOCULT)
Ano da Defesa:
2019
Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar, por meio de uma pesquisa
teórica e imagética, as origens na arte colonial brasileira de dois ideais nacionais
de mulher: o primeiro inspirado numa concepção cristã de maternidade, fundada
no recato e na pureza, e o outro em seu suposto oposto: sexualizado, lascivo e
desumanizado. O trabalho teve como fundamento um levantamento bibliográfico
que respondesse questões acerca do estilo barroco que se desenvolveu no
Brasil, empregando a análise semiótica e histórica de obras dos artistas Manoel
da Costa Ataíde e Jean-Baptiste Debret. O enfoque maior foi dado às
representações da Virgem Maria (entendida aqui como símbolo maior do ideal
feminino construído e disseminado no Brasil colônia) personificadas
subversivamente por mulheres negras nas pinturas de Mestre Ataíde e às
representações documentais de Debret acerca do cotidiano das escravas na
colônia.
Palavras-chave:
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