Uma Experiência de Diversidade no Campo da Educação

 

Texto e produção audiovisual realizados para a disciplina Teorias da Cultura, do Prof. Dr. Dennis de Oliveira.

Retratar a diversidade cultural em São Paulo, por meio de um registro audiovisual, é um desafio simples e complexo ao mesmo tempo. Simples,  pois São Paulo é sinônimo de diversidade e complexo, pois qual recorte realizar em meio à pluralidade da qual ela  é formada?

Escolher uma localidade da cidade ou uma instituição, conhecer e colher registros  de ações e manifestações culturais aí presentes e "dialogar" com conceitos culturais que foram trabalhados na Disciplina: Teorias da Cultura. Este foi o desafio proposto ao grupo que decidiu articular uma ação que pudesse retratar uma realidade vivenciada pelos participantes do grupo.

Percebemos um fio condutor a partir da prática profissional da maioria dos colegas do grupo: o de professor/educador junto à escolas de ensino médio em localidades carentes e densamente urbanizadas na Capital e em municípios vizinhos. Pensamos que essas instituições de ensino poderiam ser o ponto de partida para se pensar quatro tópicos relacionados entre si: educação, cultura, diversidade e relação comunidade/instituição de ensino.

Dessa forma, poderíamos abordar a questão da diversidade étnica, de grupos e pessoas de três localidades diferentes tendo a escola como um "observatório" de práticas culturais (ou não) e a relação da mesma com o seu entorno.

As múltiplas diversidades e práticas culturais ali presentes seriam identificadas através de depoimentos de diretores, professores, educadores e alunos dessas instituições. Uma questão/inquietação comum ao grupo prevaleceu: o papel da escola, hoje, como agente cultural nas comunidades às quais elas estão inseridas.

Os conceitos de cultura e educação, são complexos, históricos e dinâmicos. A complexidade da definição de cultura poderia, salvaguardando suas especificidades, ser comparada a complexidade do conceito de educação? Essas instituições desenvolveriam práticas (educacionais e culturais) múltiplas ou incorreriam numa definição unilateral desses conceitos?

Há uma interação entre escola e comunidade, além do seu papel educacional, como vetor de ações culturais? Essas ações ocorrem? São incentivadas? Ela promove uma interação cultural, fomenta práticas culturais entre os diversos grupos que a compõe? Atuam como agentes transformadores da realidade local, através da promoção e conscientização da diversidade cultural na qual estão inseridas?

O trabalho realizado não visa responder a essas questões, mas permite visualizar múltiplas alternativas para elas à medida em que os agentes envolvidos percebem a escola para além de seu "papel" educacional e de formação profissional e promovem ações que extrapolem esses dois "papeis".

Como em uma lente de aumento, o audiovisual realizado pretende apontar o papel dessas instituições (ou a sua tentativa) para além do seu perfil educacional, sinalizando múltiplas ações locais para a percepção da diversidade da qual fazem parte e estão inseridas.

Embasando as discussões e reflexões identificamos falas e conceitos, a partir dos textos: Antropologia do Espelho (Muniz Sodré);  O que é Cultura (José Luiz dos Santos), Relatório Mundial: Investir na Diversidade e no Diálogo Intercultural  (UNESCO); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA Art. 58 e 59 da Lei 8.069/1990); Diversidade Cultural como Princípio Educativo (Natalino Neves da Silva).

As instituições visitadas para elaboração do audiovisual foram:

- E.M.E.F. Profª. Milena Benedicto, Bairro Morro Doce, Anhanguera, SP;

- Escola Municipal Santiago Hayashi Amano, Jaguarí, Município Itaquaquecetuba, SP

- Senac Jabaquara, Bairro Jabaquara, SP

 

Foram realizadas entrevistas com os profissionais diretamente envolvidos nessas instituições a partir dos seguintes temas:

*O que é e o que se entende por cultura;

*O que é ação cultural;

*O que se entende por diversidade;

*O que é diversidade cultural;

*A política cultural da instituição e sua relação com a comunidade.

Foram utilizadas imagens de registros de ações culturais que ocorreram durante o processo de elaboração desse trabalho.

 

Matéria:

Teorias da Cultura

 

Professor:

Prof. Dr. Dennis de Oliveira

 

Alunos:

Adriana de Souza Vasconcellos;

Carina Aparecida Leite;

Caroline S. Oliveira;

Luís Antonio Matos;

Márcia Cassiano da Silva;

Sérgio dos Santos