Projeto Batucagê na Serrinha

 

 

Trabalho sobre a diversidade cultural, produzido para a disciplina Teorias da Cultura e que teve como enfoque o Projeto Batucagê na Serrinha realizado em Goiânia mensalmente pelo Grupo de Capoeira Angola Barravento.

O projeto consiste em cursos que promovem a cultura afro brasileira de uma forma geral e, há uns 6 meses, o grupo mantém um curso de sambadeiras, recorte escolhido para o desenvolvimento e apresentação deste vídeo.

O evento do dia 9 de setembro durou ao todo 8 horas, e contou com diversas atividades, como o encontro de capoeiristas, o afoxé e o samba de roda.

Para a produção do trabalho, foi feito um registro fotográfico do projeto, com a produção de um total de 2165 fotos durante todo o evento.

O processo de seleção das fotografias foi lento e o critério utilizado foi o uso das sequências de fotos que conseguissem passar toda a movimentação uma vez. Nesta seleção foram utilizadas 320 fotografias para demonstrar as principais características do samba de roda.

A música utilizada no vídeo é utilizada pelo grupo em uma outra apresentação do projeto.

Todas as informações contidas no vídeo foram extraídas de falas do Mestre Durval durante o curso e do relatório elaborado pelo Ministério da Cultura.

[http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/PatImDos_SambaRodaReconcavoBaiano_m.pdf ]