INDÚSTRIA CULTURAL E OS EXTREMOS DA MÚSICA: O uso dos novos recursos de comunicação de massa pelas cenas mainstream e indie
Autor: Heloísa Miro Cardoso
Ano da Defesa
2019
Resumo
Indústria Cultural é um termo adotado pela Escola de Frankfurt para estudar e compreender o consumo de cultura – e aqui da música pós-industrialização, dentro do sistema capitalista. Antes da era das mídias digitais, os meios comunicacionais de massa eram apropriados pelos artistas aqui considerados mainstreams, que comunicam para o público global e generalizado. Com as novas tecnologias, o movimento aqui adotado como indie usa as mesmas ferramentas de comunicação de massa. O presente artigo pretende investigar se a influência das ferramentas utilizadas pelos dois grupos afasta o indie das raízes culturais em que nasceu, sejam geográficas ou sociais.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp