“É Tudo Pra Ontem”: Práticas e Ferramentas Contra-Hegemônicas da Cena Musical Independente - Um Estudo de Caso do Hub Laboratório Fantasma
Autor: Ísis Cunha Oliveira Barbosa
Ano da Defesa
2022
Resumo
A indústria musical brasileira, historicamente, perpetua a exclusão dos profissionais de cenas que não atendem às suas lógicas hegemônicas. O hub de entretenimento Laboratório Fantasma desafia esse sistema, sendo um projeto de afroempreendedorismo que fomenta o rap nacional – música negra, independente e periférica. O objetivo desta pesquisa foi identificar ferramentas e práticas que garantiram a resistência do hub e discutir se podem ser consideradas contra-hegemônicas, entendendo que estudá-las pode abrir caminho para o seu uso por profissionais independentes, além da criação de novas estratégias de sobrevivência no meio musical. Para tal, os procedimentos metodológicos utilizados foram o estudo de caso e as entrevistas semiestruturadas.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp