A Leitura Como Direito ao Imaginário Infanto-Juvenil de Deficientes Visuais
Autor: Michele de Souza Silva
Ano da Defesa
2022
Resumo
Este artigo trata de um estudo sobre a importância da leitura no desenvolvimento psico-social e participação ativa na vida cultural como exercício da cidadania da pessoa portadora de deficiência visual. No Brasil, a deficiência visual afeta cerca de 3,5% da população entre 0 e 65 anos. O acesso a leitura de textos de ficção e não ficção para o deficiente visual abre um universo de possibilidades ao ampliar seu imaginário através das informações apresentadas, dando-lhes ferramentas necessárias para a construção da base e desenvolvimento do intelecto e fruição de bens simbólicos. Para a execução deste trabalho, foram utilizadas a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de testar a hipótese de que, com o acesso à leitura, houve um melhor entendimento sobre o mundo que os cerca e a consequente inserção social.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp