Museu Afro Brasil Emanoel Araújo: uma caixa de ferramentas para formação de professores que pensam fora da caixa.
Autor: Joaquim W. Ferreira
Ano da Defesa
2024
Resumo
Este artigo apresenta e discute a proposta de uma trilha de formação para professores da educação infantil, básica, de nível médio e técnico que atende a lei 10.639 – Diretrizes e Bases da Educação sobre o ensino da cultura africana e afro-brasileira. Nesse exercício teórico-prático, tem-se como objetivo construir uma ferramenta de formação docente que entende a cidade como mediadora do conhecimento a ser mobilizado na escola, uma vez que é na cidade que se estrutura o racismo. Sob essa perspectiva, os museus são entendidos como mobilizadores de saberes que atendem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação voltada para as culturas africanas e afro-brasileiras, para além disso tornam-se espaços de memórias e de valorização das populações neles representados.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp