Práticas pedagógicas na perspectiva da educação antirracista: como as ações pedagógicas contribuem para a superação do racismo estrutural na educação infantil?
Autor: Helen Regina Fernandes
Ano da Defesa
2024
Resumo
O presente artigo tem como objetivo tecer reflexões sobre as ações pedagógicas antirracistas na educação infantil, problematizando os impactos do racismo estrutural na primeira infância, buscando compreender: quais os desafios e as possibilidades de práticas antirracistas no desenvolvimento de crianças pequenas? Abordaremos essa questão a partir do pensamento de Bento (2012b), Cavalleiro (2012), Gomes; Araújo (2023) e Oliveira (2021). Propomos a análise das principais documentações que subsidiam as ações antirracistas na escola da infância e também de uma experiência pedagógica antirracista desenvolvida com crianças de 4 a 6 anos, em uma escola de educação infantil no munícipio de São Paulo. Os resultados da pesquisa apontam que as ações pedagógicas de profissionais comprometidas com a mudança social são
ferramentas importantes no combate ao racismo na educação infantil.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp