A Vestimenta Como Mídia Secundária
Autor: Amanda Chaves Raposo
Ano da Defesa
2013
Resumo
O seguinte trabalho tem como objetivo principal analisar a maneira como as pessoas se
vestem e utilizam a moda para expressar sentimentos e interesses em diálogo com a
sociedade, bem como uma forma de inserção nesta. Assim, trataremos moda, a
vestimenta, como meio de comunicação do indivíduo com a sociedade, um meio de
expressão e identificação social. Para tal, adotaremos as determinações expostas por
Norval Baitello Junior sobre as definições de mídia primária, mídia secundária e mídia
terciária. Sendo mídia primária o corpo humano em si, seus sentidos e gestos; mídia
secundária, um meio de comunicação em que apenas o emissor precisa de um aparato
para transmitir a mensagem, o receptor não necessita de qualquer mecanismo para
captar e entender seu significado; já na mídia terciária, emissor e receptor necessitam de
algum aparato para que exista comunicação. Portanto, consideramos a roupa como
mídia secundária enquanto suporte para transmissão de mensagens através da imagem
pessoal.
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