Apropriação da Cultura Erudita na Comunidade Heliópolis
Autor: Lilian Nobrega Peres
Ano da Defesa
2010
Resumo
O estudo visa identificar os impactos da musicalização em comunidades econômica e
socialmente menos favorecidas, averiguar as contribuições que o estudo da música
proporciona as crianças e adolescentes, verificar como a música pode contribuir para
melhoria da qualidade de vida, do desenvolvimento social, da inclusão social e da
superação de barreiras e discriminações. Estas questões que orientarão o presente
estudo: A música é um instrumento capaz de aumentar a capacidade crítica do individuo
frente a realidade? Identificar se o espaço da comunidade é um produtor de arte? Há
hibridismo entre a cultura erudita e a cultura da periferia?, A educação musical ajuda
no desenvolvimento humano e na formação de cidadãos conscientes de seus
compromissos sociais?, Quais as mudanças na comunidade deste projeto, acesso da
comunidade à música erudita , ao não popular, não hegemônico.
Como objeto empírico de pesquisa escolheu-se o trabalho de musicalização realizado na
comunidade Heliópolis tendo como objeto de estudo a Sinfônica Heliópolis, que tem
como objetivo proporcionar a prática orquestral e conhecimento do repertório sinfônico
a seus jovens musicistas. Os alunos são de famílias de baixa renda e recebem bolsa auxílio.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp