Música Erudita: a Formação de Um Novo Público
Autor: Amanda Tobias
Ano da Defesa
2012
Resumo
Este artigo pretende discutir duas questões dentro do tema proposto: a produção da música
erudita na cidade de São Paulo e a criatividade de maestros e músicos que os leva a reproduzir
clássicos, de forma a introduzi-los em repertórios populares e a dar às crianças e aos jovens a
possibilidade de se aproximarem desse mundo, antes pertencente somente à elite, por meio de
projetos sociais que conduzem à democratização do acesso. É fato inegável que a música
erudita vem ganhando espaço na cultura popular brasileira, o que leva a autora a se voltar para
o hibridismo cultural que, sob certo aspecto, acaba caracterizando a produção musical erudita
brasileira e criando um novo estilo de música - o erudito-popular - e a consequente formação
de uma nova plateia com um novo público.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp