Ilú Obá de Min: Identidade, Oralidade e Religiosidade das Mulheres Com Tambores
Autor: Nadja Baldaconi
Ano da Defesa
2012
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão de um outro olhar em
relação a mulher no Carnaval, desmistificar a mulher objeto explorada no imaginário do
turista e evidenciar como ela pode ser compreendida através de manifestações de cultura
e arte.
Para tal abordagem, contrapondo-se a visão estereotipada e hegemônica da mulher
durante o Carnaval, estudou-se o Bloco Afro Ilu Obá de Min, grupo de mulheres
ritmistas que usam a arte e cultura negra para o empoderamento da mulher.
Como base, foram estudados referenciais teóricos que exemplificam e discutem o papel
da mulher no Carnaval brasileiro, a relação de valorização da cultura subalterna, a
cultura afro-brasileira, música e fé candomblista, e movimentos de resistência negra e
feminina, visando assim um novo contexto da mulher propagando a cultura através de
sua identidade, oralidade e religiosidade.
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1984
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