A Tecnocracia e os cuidados com os filtros de informação
Autor: Audrey Bertho
Ano da Defesa
2015
Resumo
Este trabalho pretende aprofundar-se no estudo do mecanismo conhecido como bolha de filtros, uma programação algorítmica adotada por grandes empresas da web, entre elas a Amazon, o Google e o Facebook. Ao utilizar tais filtros, o conteúdo que é exibido ao usuário por estes sites passa a ser condicionado pelo interesse que ele mesmo (o usuário) demonstra nutrir por determinada informação – algo identificado por meio de suas interações digitais ao clicar, curtir e compartilhar dados. Com isso, este trabalho também analisa outros filtros de informações, porém de natureza psíquica, e que, no entanto, parecem atuar de forma semelhante aos filtros digitais. Todo esse cenário promovido pelos filtros, quer sejam os algorítmicos ou os psíquicos, pode ajudar na construção de um mundo excessivamente individualizado, onde deixamos de entender os contrastes de opinião e caímos em um ambiente propício a uma maior crença e propagação de hoaxes (boatos de internet).
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