A Cultura da Ostentação: Uma análise da grande mídia e Institutos de Pesquisa
Autor: Paloma de Oliveira Covre
Ano da Defesa
2015
Resumo
Remetido na ideia de pertencimento, na certeza de que a existência se dá através do consumo, conseguimos em certa medida, por meios de resultados de Institutos de Pesquisa e levantamento do noticiário da grande mídia, provocar a leitura sobre a ideologia de consumo do jovem da periferia da grande São Paulo. Traduzi-lo e contextualiza-lo como comportamento e linguagem envolto a ostentação, buscando a compreensão se no cenário atual, o processo de ostentar é articulado e promovido à contestação e crítica ao consumo ou se esta é apenas uma dos formatos de alienação provocada pela indústria cultural. O qual, este jovem faz uso da projeção do status, consumo desenfreado e autoestima, usando-se da estratégia de consumir para se aproximar dos grupos que ele deseja. Tomamos esta questão conduzida a partir da subjetividade com o intuito de aprofundar no seu comportamento e as construções arquetípicas, fortalecida pela identidade das marcas e a aura simbólica de distinção que este estilo de vida promete, analisando as referências imediatas que a marca sugere, como expressão e essência, a rejeição do público que esta se destina frente a este novo consumidor, bem como, o posicionamento das marcas em relação a este movimento.
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