Mestres da Cultura Popular: Ancestralidade, oralidade e resistência
Autor: Vanessa Rocha Souza
Ano da Defesa
2017
Resumo
O presente artigo analisa o mestre da cultura popular enquanto sujeito político e porta voz das minorias. Utilizou-se como método a pesquisa etnográfica, a partir dos instrumentos observação participante e entrevistas semiestruturadas. A trajetória de Mestre Ananias Ferreira, mestre de capoeira, sambador do Recôncavo Baiano e ogã de candomblé, foi associada ao conceito de intelectuais orgânicos proposto pelo filósofo italiano Antônio Gramsci, identificando o despertar de consciência da comunidade onde atuou, individual e coletiva, enquanto unidade de resistência, função social e contestação à cultura hegemônica. A transmissão do saber a partir da valorização da identidade negra e cultura popular, além de promover o sentido de pertencimento e aceitação, traz uma nova visão de mundo, apoiada à crítica e a cultura subalterna torna-se instrumento de luta das minorias.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp