Festivais independentes: Quando o lúdico se torna resistência
Autor: Alexandre de Oliveira Júnior
Ano da Defesa
2017
Resumo
A produção e a experiência musical têm se transformado muito ao longo dos últimos vinte anos e, atualmente, os festivais tornaram-se sólidos componentes da indústria cultural e mobilizam seus públicos a pagarem os altos custos de ingressos, além de atrair investimentos de grandes grupos corporativos. Entre os vários tipos de festivais que existem, os objetos desse estudo são aqueles que se encontram à margem dos tradicionais meios de comunicação em massa e da indústria da música tradicional. Através de um estudo bibliográfico, procura-se contemplar o atual papel sociocultural e o potencial político desses festivais, chamados de independentes ou indies.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp