Inscrições encerradas. As possíveis vagas remanescentes serão publicadas no FACEBOOK
Proposta:
A Frente de Mídias Negras, em parceria com o CELACC-Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação, núcleo de Pesquisa da USP, propõe a oficina “As mídias negras e democratização da informação”.
A oficina está baseada em três eixos centrais:
- disseminação de conhecimento;
- fortalecimento político do grupo
O objetivo da oficina é apresentar alternativas e estratégias de comunicação por meio de uma abordagem histórica das mídias negras no Brasil, de um panorama das mídias negras atuais e de oficinas temáticas de design, ferramentas de busca, multimídias, texto e redes sociais/virtuais.
PROGRMAÇÃO
4h – Histórico das Mídias Negras – Dia 15 de Julho das 18h às 22h
Apresentação do percurso da imprensa negra, desde a sua constituição enquanto primeira mídia alternativa existente no Brasil até o período da ditadura militar.
Conferencistas:
Prof. Dr. Dennis de Oliveira,
Profa. Dra. Rosane Borges
Prof. Dr. Ricardo Alexino
4h – Panorama – Mídias Negras atuais – 16 de julho das 8h às 12h30
Apresentar um retrospecto da imprensa negra no período da redemocratização do país até os dias de hoje.
Pedro Borges: Alma Preta
Jéssica Moreira: Nós, Mulheres da Periferia
6h – Técnicas – 16 de julho das 13h30 às 20h
Oficina temática: Programação
Apresentar as diferentes plataformas existentes na internet para a construção de sites e as especificidades de cada uma delas.
Especialista: Odemur Marangoni
Duração: 1h
Oficina Ferramenta de busca
Explicar diferentes técnicas de busca que podem potencializar o alcance do site e das postagens feitas.
Especialista: Renato Rovai
Duração: 1h
Oficina de Design
Apresentar técnicas básicas de design. A utilização da ferramenta do Photoshop para a edição de fotos e a construção de efeitos nas imagens serão os principais motes.
Especialista: Vinicius de Almeida
Duração: 1h
Oficina de Multimídia
Apresentar técnicas de edição de imagem e som. A produção de podcasts e vídeos para o enriquecimento do conteúdo são algumas das possibilidades postas.
Especialista: Vinicius de Almeida
Duração: 1h
Oficina de Texto
Apresentar os princípios básicos da composição do texto jornalístico e as suas especificidades dentro da web.
Especialistas: Jéssica Moreira e Semayat Oliveira
Duração: 1h
Oficina de Redes Sociais
Apresentar as especificidades das diferentes redes sociais para a potencialização da disseminação de conteúdo nessas plataformas. Como utilizar cada uma das linguagens postas pelo Facebook, Instagram, Twitter para obter maior alcance.
Especialista: Mayara Penina
Duração: 1h
Material de apoio:
Entregaremos aos inscritos de maneira digital uma apostila de participação no curso. Todos os professores e todas as professoras que ministrarem atividades terão um texto e referências bibliográficas publicadas na apostila.
Turma: 40 vagas
Valor de inscrição: R$ 50,00
AS INSCRIÇÕES SERÃO CONFIRMADAS APÓS O PAGAMENTO
Certificado: Celacc - USP
Local: ECA/USP
Orientações:
Devido à limitação de infraestrutura do espaço, pedimos àquelas e àqueles que possuam notebook, que tragam o mesmo para a atividade.
FRENTE DE MÍDIAS NEGRAS
O CELACC
Criado em 1996, o Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura (Celacc) é um NAP- Núcleo de Apoio à Pesquisa da Universidade de São Paulo
O núcleo foi criado pela Profª. Drª Maria Nazareth Ferreira e é coordenado atualmente pelo Prof. Dr. Dennis de Oliveira.
PROPÓSITOS
§ Promoção e realização de pesquisas, cursos, seminários, consultorias.
§ Edição de publicação e outras atividades de natureza acadêmica.
§ Criação de um acervo documental sobre cultura brasileira e latino-americana.
§ Cooperação com a USP e outras instituições de ensino de pesquisa e de produção.
Currículo dos participantes:
Dennis de Oliveira
Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, chefe do departamento de jornalismo e editoração, professor do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política (Promuspp) e Integração da América latina (Prolam). Coordenador científico do CELACC (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação). Coordenador do projeto de pesquisa "Comunicação, Cultura, Territorialidades e Movimentos Sociais" financiado pela Fapesp. Autor das obras "Globalização e racismo no Brasil" (2001); "Cultura e comunicação na América Latina: integrar para além do mercado" (2012), "Mídia e violência" (2011). Membro da Comissão Política da Rede de Ativistas Antirracistas Quilombação..
Ricardo Alexino Ferreira
é professor associado, efetivo e em dedicação exclusiva da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É livre-docente pela Universidade de São Paulo; doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2001), onde também fez o mestrado em Ciências da Comunicação (1993). É graduado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo). De 1995 a julho de 2009, foi professor efetivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), transferiu-se depois para a USP através de concurso público. De dezembro de 2005 a 2008 foi diretor da Rádio Universitária Unesp (Rádio Unesp-FM), onde enfatizou a divulgação científica e a democratização do conhecimento científico através do Rádio. Realizou estágio/atividade docência na Euskal Herriko Unibertsitatea/Universidad del País Vasco, em Bilbao, Espanha, no Programa de Cooperación Interuniversitaria de la Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI), do Ministério de Assuntos Exteriores do Governo Espanhol, através do convênio Intercampus Professores . É líder do Grupo de Pesquisa Midialogia Científica e Especializada (certificado pelo Diretório de Grupos do CNPq).
Renato Rovai
Jornalista graduado pela Universidade Metodista, mestre pela Universidade de São Paulo e doutorando pela Universidade Federal do ABC. É professor de Jornalismo Digital na Faculdade Cásper Líbero, professor convidado do Centro de Estudos Latino-Americanos de Cultura e Comunicação da ECA-USP, editor da Revista Fórum e presidente da Altercom (Associação de Pequenas Empresas de Comunicação). Autor, entre outros livros, de Midiático Poder, o Caso Venezuela e a Guerrilha Informativa é blogueiro e um dos articuladores do Fórum de Mídia Livre e do Encontro Nacional dos Blogueiros.
Rosane Borges
Jornalista, pós-doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, integrante do grupo de pesquisa Midiato (ECA-USP), professora do Curso de Especialização do Celacc (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) da Universidade de São Paulo, é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela USP (2008), ex-coordenadora nacional do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da Fundação Palmares, órgão do Ministério da Cultura (2013), professora do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), integrou o corpo docente do mestrado em Comunicação Visual da mesma universidade (2011-2013); Coordenou a Revista Nguzu (NEAA-UEL). Integra a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra (OAB-SP), a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP). Integrou ainda o Conselho Nacional de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (CNPIR) da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2012-2014).
Pedro Borges
Jornalista formado pela Unesp, Pedro Borges é fundador do portal Alma Preta
Vinicius de Almeida
Jornalista formado pela Unesp, Vinicius de Almeida é fundador do portal Alma Preta
Jéssica Moreira
Formada em Jornalismo pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação ( FAPCOM), Jéssica é uma das co-fundadoras do coletivo Nós, Mulheres da Periferia.
Odemur Marangoni
Atua desde 1999 com programação para web, com PHP/MySQL e é especializado em HTML/CSS, design responsivo, administração de servidores linux, banco de dados, SEO. Tem também conhecimentos sobre Marketing Digital
Mayara Penina
Formada em Jornalismo pela FIAM, Mayara Penina é uma das co-fundadoras do coletivo Nós, mulheres da periferia.
Semayat Oliveira
Formada em Jornalismo pela Metodista , Semayat Oliveira é uma das co-fundadoras do coletivo Nós, mulheres da periferia.