Implicações da discriminação racial e do preconceito dos educandos negros e negras no ensino básico fundamental
Autor: Adriana Cristina de Castilho
Ano da Defesa
2024
Resumo
O presente artigo pretende discutir as possíveis implicações da discriminação racial e do preconceito dos educandos negros e negras do ensino básico fundamental de forma a destacar a importância do papel da escola no enfrentamento da discriminação racial. Para compreender a complexidade do racismo na sociedade brasileira e sua repercussão no contexto escolar, nos valemos das contribuições de Dennis de Oliveira, Silvio Almeida, Kabengele Munanga, Maria da Glória Calado, Nilma Lino Gomes, Cida Bento, Eliane Cavalleiro e Carolina Jango. Metodologicamente, utilizamos a revisão bibliográfica, depoimentos colhidos nas mídias sociais, dados estatísticos do IBGE, Instituto Alanas, Portal Geledés e
Secretaria Estadual de Educação São Paulo. Os resultados do trabalho demonstram que o racismo vem sendo reproduzido no contexto escolar trazendo implicações às educandas e educandos, por um lado demarcando lugares de subalternização para crianças e jovens negros; por outro, lugares de privilégios para crianças e jovens não negros.
Palavras-chave