A função social e o papel da educação nos museus
Autor: Isadora Fernandes Mellado
Ano da Defesa
2019
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a função social e o papel da educação nos museus e instituições culturais atuantes nas artes visuais, entre os séculos XX e XXI. A partir da pesquisa sobre a Mesa-Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972, com o objetivo de rediscutir as instituições museológicas na América Latina, e sobre as teorias de brasileiros como Paulo Freire na educação e Ana Mae Barbosa, no campo do ensino da arte, apresenta-se uma análise sobre a função social e o papel da educação nos museus e nas instituições culturais na contemporaneidade. Aborda-se ainda as relações com seus públicos e sua distribuição espacial, especificamente no caso da cidade de São Paulo (SP).
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp