Marcadores de Gênero e Raça: Cenário e Influência no Fazer Musical de Crianças, Adolescentes e Jovens
Autor: Karen Cristina Souza Silveira
Ano da Defesa
2022
Resumo
O presente artigo teve por objetivo analisar o acesso de meninas na educação musical infantojuvenil, especialmente das meninas negras, e investigar como se apresentam os marcadores sociais da diferença neste contexto. Foi escolhido como objeto de estudo o Programa Projeto Guri da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Foi realizado um levantamento dos dados de perfil social dos (as) estudantes de 2020 e uma pesquisa qualitativa com um grupo de alunas dos grupos de referência do interior e litoral. Como referencial teórico, a pesquisa estará vinculada ao conceito de feminismo negro e interseccionalidade encontrados nas obras de Lélia Gonzales e outros (as) teóricos (as) que mediam este debate. O resultado da pesquisa aponta que o programa Projeto Guri contribui para diminuir a desigualdade de acesso entre meninos e meninas. Mas na medida em que se analisa o recorte racial, os dados mostram que há uma presença bem menor das meninas negras no programa, refletindo as marcas do racismo e sexismo presente na trajetória das mulheres negras desde pequenas. A pesquisa evidencia que há muito o que se explorar em relação às marcas e estereótipos raciais enquanto mecanismos de barragens e na influência destes enquanto acesso e permanência de meninas na música.
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